top of page

Os cuidados com a uva nessa época do ano (Primavera / Verão)
Por Letícia Zigiotto, Enóloga pela Universidade Federal do Pampa.
Agradecimentos especiais a enóloga e produtora Fabiane Almeida.

Considerando que a poda de inverno na videira foi realizada em meados de julho, agora em novembro as uvas estão bem mais formadas, então o que precisamos fazer nessa época do ano é ter controle da sanidade e do vigor da planta.
Nesse período temos a troca de cor das uvas, conhecido como envero, é quando os cachos começam a acumular mais açúcar e vão trocando de cor.
Fenômeno da “Pintura” ou “Envero”
Imagem: Fabiane Almeida - Pilar do Sul/SP
O que devemos fazer então é sempre ter cuidado para que as uvas não sofram ataques. Para isso há diversos produtos orgânicos que oferecem muitas vantagens. Um produto muito interessante para ser utilizado é a calda bordalesa que é um fungicida natural e que também ajuda no equilíbrio nutricional da planta, a aplicação pode ser feita com intervalos de 10 a 15 dias, se o tempo estiver muito úmido deixando a planta suscetível a ataques, pode fazer aplicação semanalmente.
O extrato de óleo de neem, é outro inseticida orgânico usado para combater pragas e fungos patogênicos que é bem fácil de preparar e utilizar. Para o cultivo da uva, a aplicação do óleo de neem 1x por semana ajuda a combater ataques de insetos como ácaros e cochonilhas, além de prevenir ataques de pragas.
Além da calda bordalesa e do óleo de neem, há o extrato pirolenhoso, que combate pragas e insetos, além de ser um fertilizante excelente. O extrato pirolenhoso é fácil de encontrar em misturas prontas junto com compostos de peixes, crustáceos e algas, que são extremamente nutritivos para a planta, então você consegue prevenir ataques e ao mesmo tempo nutrir sua planta.
A nutrição é muito importante para conseguir frutos de qualidade, além disso, ela alivia o stress que a planta pode sofrer com o clima tornando-a mais resistente. O extrato pirolenhoso junto com os compostos de peixes podem ser aplicados também 1x por semana. Essa aplicação é muito vantajosa para manter a qualidade dos frutos e longevidade da planta.

Exemplo de composto pirolenhoso comercial com extratos de peixes, crustáceos e algas
Em relação aos cuidados manuais e poda, o crescimento da planta deve ser sempre monitorado, pois não é vantajoso deixar ela crescer tanto, para que a força e o vigor dela fiquem concentrados principalmente nos frutos. Para cada galho com frutos, o ideal é deixar no máximo 10 a 12 folhas. Então monitore o vigor da planta até a colheita.
Passado o período de ‘envero’, ou coloração da uva, temos o início do período de maturação. Aqui devemos estar muito atentos para que os cachos não sofram nenhum ataque até a data da colheita. Esse período de maturação depende muito da uva, mas geralmente fica entre o verão e as duas primeiras semanas do outono.
Após a colheita ainda é importante cuidar das folhas para que ela acumule nutrientes para a próxima safra, quanto mais tempo elas ficarem nos ramos com boa sanidade, estarão estocando nutrientes para quando a planta entrar em dormência. Como a uva é uma planta com origem em regiões frias, durante o inverno ela entra em dormência para economizar seus nutrientes até o começo da primavera. Então continuem aplicando extrato pirolenhoso, calda bordalesa ou óleo de neem até as folhas começarem a cair, porém como são produtos orgânicos é melhor fazer a aplicação no período da tarde, em horários mais frescos, pois eles perdem a eficácia com o calor e sol forte.
Com esses cuidados você garante uma planta saudável que pode durar muitos anos.

Observe na imagem o número de folhas por ramo.
Créditos de Imagem: Fabiane Almeida - Pilar do Sul/SP
bottom of page